sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Dez motivos para odiar o carnaval
Por iG São Paulo - Delas
Publicada em 27/02/2014 07:33:43

Tido por uma legião como a representação mais pura da cultura nacional, o carvanal é considerado por outros a pior época do ano para ficar no País.
Apelação com a nudez e os excessos lideram os desabafos. O mesmo discurso citado por todos foi sobre como o carnaval deixou de exibir o melhor do Brasil e passou a ressaltar o que é mais desprezado, como o desapego às regras morais de boa convivência e desrespeito ao próximo. Outros citaram também a influência política do feriado, que elimina importantes discussões na sociedade.
1. "O carnaval não é o mesmo de antigamente"
2. “O carnaval cega a sociedade e apaga os problemas do País”
3. “O ano só começa depois do feriado”
4. “Todos os locais estão lotados e os preços nas alturas”
5. “Fugir dos que pensam que todo brasileiro deve amar a folia”
6. Abandono dos conceitos básicos da moralidade
7. “Lidar com bêbados, suor alheio e aperto por todos os lados”
8. “Clima excessivo de pegação e desrespeito às mulheres”
9. “Alegria em excesso é falsidade”
10. “A televisão aberta só mostra uma coisa: carnaval”


BREVE HISTÓRIA DO CARNAVAL

O que é Carnaval:
Carnaval são os três dias de folia que precedem a quarta feira de cinzas. É uma palavra que tem origem no latim "carna vale" que significa dizer adeus à carne.
O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII. As fantasias de pierrô e de colombina foram logo incorporadas ao carnaval brasileiro.
No início as festas de carnaval aconteciam nas ruas, com desfiles de fantasias depois, passaram a ser realizadas nos clubes, onde eram tocadas as marchas, os sambas e os frevos preparados para os festejos.
Hoje algumas cidades se destacam nas festas de carnaval. No Rio de Janeiro são os desfiles das escolas de samba, em Salvador são os trios elétricos que tomam conta das ruas da cidade, no Recife o bloco "O Galo da Madrugada" que sai às ruas no sábado de carnaval, pelo centro da cidade e já entrou para o livro dos recordes, como o maior bloco de carnaval do mundo. Em Olinda, os bonecos gigantes desfilam pelas ladeiras da cidade Patrimônio da Humanidade.
Igreja Católica e Carnaval

O carnaval é celebrado 40 dias antes da Páscoa, desde o sécilo XI. Este período é chamado pela Igreja Católica de Quaresma, que preserva quarenta dias de jejum, com abstinência de carne. Este período é caracterizado por muitas privações e por incentivar aqueles festejos carnavalescos onde a própria palavra carnaval indica os prazeres da carne. O carnaval acontece geralmente durante três dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. A terça-feira de carnaval é chamada de Terça-feira gorda, ou "Mardi Gras" como dizem os franceses.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PRÓXIMA AULA E.B.D. 

PROF. TIAGO FARIAS


Lição 9 - Wicca - Um nome moderno para a velha bruxaria


LIÇÃO 9 – 02 de março de 2014 – Editora BETEL

Wicca - Um nome moderno para a velha bruxaria

TEXTO AUREO

“Abandonaram o Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos que havia ao redor deles, e os adoraram; e provocaram o Senhor à ira, abandonando-o, e servindo a baalins e astarotes”. Jz 2.12,13

Comentarista: Pastor Joabes Rodrigues do Rosário

VERDADE APLICADA

Baal, Astarote, Duendes, Fadas e “Bruxinhos do Bem”, são nomes utilizados pelo paganismo, no decorrer da história da humanidade, para camuflar a verdadeira identidade da velha serpente: Lúcifer.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

 Fazer conhecida a origem da Seita Wicca;
 Conhecer as Divindades Wiccanianas;
 Refutar as principais heresias do Wiccanismo.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Jz 2.11 - Então os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, servindo aos baalins;
Jz 2.12 - Abandonaram o Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos que havia ao redor deles, e os adoraram; e provocaram o Senhor à ira,
Jz 2.13 - abandonando-o, e servindo a baalins e astarotes.
Jz 2.14 - Pelo que a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e ele os entregou na mão dos espoliadores, que os despojaram; e os vendeu na mão dos seus inimigos ao redor, de modo que não puderam mais resistir diante deles.


Introdução
Através de livros, desenhos animados e filmes, a bruxaria tem adentrado nos lares em todo mundo. Estão inculcando, tanto nas crianças como nos adultos, a existência de “bruxinhos do bem”. Crenças e rituais praticados pelos Wiccanos lembram as religiões pagãs, que buscavam “equilíbrio”, dizem eles, “entre o bem e o mal”. A sua adoração é dirigida a divindades composta por duas deidades: “a deusa mãe”, que para eles representa a parte feminina do poder; e o “deus cornífero” que é venerado por eles como poderoso pelo fato de possuir chifres. Conheça, através desta lição, um pouco dessa seita, que é atualmente a principal divulgadora da bruxaria moderna.

OBJETIVO
 Fazer conhecida a origem da Seita Wicca;

1. Histórico da Bruxaria chamada Wicca
Wicca, seita popularizada por Gerald Brosseau Gardner, nascido em 13 de junho de 1884, na Inglaterra, faleceu em 12 de fevereiro de 1964. Gardner era fascinado pelo ocultismo, buscando contato com várias seitas e, em diversos lugares do mundo, foi agregando conhecimento e crenças em bruxaria. Antes de criar suas próprias doutrinas, Gardner foi membro da Maçonaria, membro da Rosa-cruz, fez parte de grupos praticantes de bruxaria na Inglaterra e sofreu a influência do amigo Aleister Crowley, um homem conhecido pela prática e pela divulgação do culto satânico.


1.1. O Termo “Wicca”
Com a publicação de seus livros “A Bruxaria Hoje” (1954) e “O Sentido da Bruxaria” (1959), Gardner se popularizou na Inglaterra espalhando rapidamente seus ensinos em todo Reino Unido. As doutrinas formuladas nestas obras foram denominadas, tempos depois, de Gardnerianismo. Nessas obras, Gardner resgatou o termo “Wicca”, porque em épocas remotas os "Bruxos" eram chamados de "wiccas" (os sábios). A palavra wicca é oriunda do termo inglês Witchcraft (bruxaria).

1.2. A Prática do Wiccanismo
Gardner, misturando rituais antigos de feitiçaria com ritos de seitas orientais, criou um novo modelo para a prática antiga de bruxaria. Há duas formas de se seguir um rito wiccano: a primeira é sozinho, onde o praticante é denominado “bruxo solitário”; a segunda é a forma chamada “covens” (comunidade praticantes dos rituais Wiccanos), onde vários praticantes se reúnem para seus ritos. Um exemplo de rito é o círculo de adoração, onde é traçada uma linha com sal grosso, areia fina, uma pequena bancada que serve de altar, onde se põem incenso e o material (dependendo do que se quer fazer). Em algumas ramificações da Wicca, os rituais são realizados com os praticantes totalmente nus, um verdadeiro culto à promiscuidade.

1.3. A Iniciação ao Wiccanismo
Para se tornar um wiccaniano, o candidato passa por várias etapas, cada uma delas com seus rituais, que vão desde a prática do ato sexual entre o candidato e um alto sacerdote ou sacerdotisa Wiccana, conforme o sexo do candidato, até a prática homossexual.

OBJETIVO
 Conhecer as Divindades Wiccanianas;

2. As Divindades Wiccas
Os Wiccanos celebram “o casal divino”: a “deusa mãe” e o “deus cornífero”. Esses dois possuem muitas faces - faces representadas por diversos deuses e deusas em várias culturas espalhadas pelo mundo.

2.1. A “deusa mãe”
A “deusa” é retratada pelos wiccanos como uma deusa tríplice: uma deusa virgem; uma deusa-mãe; e uma deusa anciã. Cada uma tem associações diferentes, ou seja: a virgindade, a fertilidade e a sabedoria. Ela também é comumente descrita como a “deusa lua” ou simplesmente a “deusa mãe” por ser a figura da mãe a mais forte. Os Wiccanos atribuem a ela o ato da criação de todas as coisas, inclusive a criação do próprio “deus chifrudo”, que ao ser criado conquistou a igualdade à “deusa mãe”, equivalendo a ela em importância. Em João 1.1-3, encontra-se o relato bíblico informando quem de fato é o autor da criação: Jesus. Ele é o agente da criação de todas as coisas (Jo 1.3).

2.2. O “deus cornífero” ou “deus chifrudo”
Mesmo com um nome que faz referência a um “deus possuidor de chifres”, os wiccanos desconversam, dizendo que um “deus chifrudo” simboliza poder e força, e não o diabo. Diferente do que pregam, ao dizer que nas civilizações antigas os chifres é uma representação da masculinidade, mas, na verdade, o que é adorado não é uma figura masculina e sim uma divindade, neste caso, uma divindade chifruda. Isso é uma retomada a bruxaria e aos cultos a demônios.

2.3. A Bíblia condena as divindades wiccanas
Estas divindades wiccanas, ao longo da história, tiveram vários nomes. A “deusa mãe” foi chamada de: Artemes, Astarote, Diana, etc. O “deus chifrudo” foi conhecido como: Apoio, Cernutos, Lúcifer, Osires, etc. Essas divindades e os cultos a elas são práticas antigas, pois há relatos na Bíblia Sagrada que Deus abandonou o povo de Israel por prestar culto a Asterote, “a deusa mãe” (Jz 2.12-14). Salomão se entregou aos deuses de suas mulheres: Quemos, Moloque; edificando altares e prestando-lhes cultos (lRs 11.7). Além de praticar a idolatria “fez para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios a seus deuses” (lRs 11.8). Como consequência desse apoio e prática idólatra, o Rei Salomão perdeu o seu reino (lRs 11.11), porque seguiu outros deuses, não guardando o Pacto e os Estatutos que Deus ordenou.

OBJETIVO
 Refutar as principais heresias do Wiccanismo.

3. Principais heresias Wiccas
Não existe nenhum tipo de "livro sagrado" ou "revelação" na Wicca. As fontes que fundamentam a crença e a prática desta seita são literaturas sobre a bruxaria, que consiste basicamente em obras (na sua maior parte estrangeiras) de sacerdotes wiccanos renomados, como os escritos de Gardner. Destaca-se porém algumas heresias, como segue:

3.1. Princípio Ético
O princípio ético que rege os wiccanos diz: “Se não causar dano a ninguém, faça o que quiser”. Uma liberdade sem limites que leva muitos a ações de total irresponsabilidade, visto que o “causar dano” fica a critério do praticante da ação. Quando o homem faz o que quer, baseado neste princípio, comete pecados (Ec 12.14).


3.2. Conceito de Bem e Mal
“O que é mal para uma pessoa, pode ser um bem para outra”, este é o conceito do bem e do mal que rege os wiccanos. Para eles, a existência do mal é fundamental para dar sentido ao bem. Assim, veneram as trevas e o mal. A Palavra de Deus, no entanto, condena veemente tal prática ao afirmar que “quem anda nas trevas não sabe para onde vai” (Jo 12.35). O Cristão deve andar em novidade de vida e em plena luz (Ef 5.8). Praticar o bem e fugir do mal e de sua aparência, faz parte do dever do cristão (lTe 5.22), pois o mal, na Bíblia, é sempre visto como desequilíbrio. O homem, por causa do pecado, tornou-se um desajustado espiritual, restando a ele a condenação, se o mesmo não se arrepender de seus pecados.

3.3. Ensino dos Sabás e Esbás.
Sabás, “A Roda do Ano” ou “mandala da natureza”, como também é conhecida, são celebrações comemorativas que marcam as mudanças das estações do ano. É uma ocasião em que os bruxos celebram a natureza, dançam, cantam, deleitam-se com alimentos e honram as deidades, principalmente a “deusa” da fertilidade e seu consorte, como o denominam: “deus chifrudo”. Em certas tradições Wiccanas, a “deusa” é adorada nos “sabás” da primavera e do verão, enquanto o “deus chifrudo” é homenageado nos “sabás” do outono e do Inverno. Os “esbás” são o nome dado aos rituais de adoração, que acontecem nos momentos das celebrações. Há relatos que, nessas celebrações, os rituais são praticados pelas pessoas totalmente nuas.


Conclusão
A seita Wicca vem ganhando um sólido espaço entre as múltiplas religiões no Brasil. Embora ainda carente de algumas definições e bastante associada ao esoterismo, está sendo disseminada através da Internet, nos inúmeros títulos nas livrarias e mesmo em publicações populares distribuídas nas bancas de jornal, trazendo heresias que devem ser refutadas, visto que é uma crença baseada, principalmente, na magia, prática condenada por Deus.

QUESTIONÁRIO

1. Como Aleister Crowley era conhecido?

2. Como os “Bruxos” eram chamados?

3. Como Gardner criou um novo modelo para a prática antiga de bruxaria?

4. Por que o Rei Salomão perdeu o seu reinado?

5. Quais as fontes da doutrina wiccana?

fonte: http://www.revistaebd.com

Samsung apresenta o Galaxy S5
 Novo Samsung Galaxy S5 em exposição durante o Mobile World Congress em BarcelonaView image on Twitter


A Samsung  mostrou na Mobile World Congress, em Barcelona, o Galaxy S5. Seu antecessor, o Samsung Galaxy S4. Segue a algumas Novidades
O leitor do Galaxy S5:
1-      Será localizado no botão home do aparelho, assim como acontece no iPhone 5s.
2-      Será possível realizar pagamentos online,
3-      Modo de segurança. Nele, o aparelho exibe informações avançadas de segurança, além de mostrar algumas fotos e vídeos que o usuário preferir deixar em segurança.
4-      Tela um pouco maior do que seu antecessor. Serão 5,1 polegadas contra a tela de 5,0 polegadas do Galaxy S4.
5-      O processador será um quad-core com velocidade de 2,5 GHz. Ele também tem 2 GB de memória RAM.
6-      O armazenamento é de 16 GB ou 32 GB de acordo com a escolha do comprador. Ambas as opções ainda aceitam o uso de cartões SD de até 64 GB.
7-      A câmera principal do aparelho será de 16 megapixels.
8-      Câmera aprimorada, Uma delas será o foco seletivo. Com essa função, o usuário poderá focar em uma parte de um objeto e deixar o resto fora de foco fazer usando oInstagran A câmera frontal, ideal para o uso em videoconferências (ou selfies) terá 2,1 megapixels.
9-      Novas opções para edição e compartilhamento de fotos e vídeos no smartphone.
10-  Aplicativo para monitoramento da saúde, assim como já havia no Galaxy S4. Ele fará análise de comportamento e movimentação, com contagem de passos, alimentação e exercícios. A grande novidade é que ele traz acoplado um medidor de batimentos cardíacos.

11-  A Samsung colcou um medidor também em sua nova versão doSamsung Galaxy Gear, o relógio inteligente da empresa coreana, anunciado também na MWC.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014



Doação de Sangue

Abaixo o Estoque de Sangue 
Última atualização: 20/02/2014 16:48
  • O+
  • A+
  • AB+
  • B+
  • O-
  • A-
  • AB-
  • B-
Desde sua criação, 
a Pró-Sangue já coletou
004
658
397
bolsas de sangue

                                                                                                                                                                                                                                                                

Todos procuram fazer o bem e muitas vezes procuram por diversas formas, grandiosa e apostam alto para adquirir meios para ajudar, mas esquecem que apenas um pouco de tempo uma visita no site bem organizado da Prosangue e o suficiente pra te fazer bem e o melhor fazer o bem a alguém. http://www.prosangue.sp.gov.br

visite o site muito bem organizado entidade seria e com muito rigor e procedência. "agende via site"

Medicamento em testes pode dar a cegos capacidade de 'ver' luz

O medicamento, ainda em fase de testes, poderá dar dar a células dos olhos o poder de responder rapidamente à luz


 Foto: PA / BBCBrasil.com  

Um medicamento ainda em fase de testes poderá dar a cegos a capacidade de perceber a luz. Estruturas da retina conhecidas como cones e bastonetes são responsáveis pela reação à luz, mas estas estruturas podem ser afetadas e destruídas por doenças.
Um estudo dos pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley sugere que uma droga poderá dar a estas células no olho o poder de responder rapidamente à luz.
O olho é formado por camadas que incluem os bastonetes e cones. Outras camadas mantêm os bastonetes e cones vivos, além de passar os sinais elétricos produzidos pelas células sensíveis à luz para o cérebro.
Os cientistas se concentraram em um tipo de neurônio presente no olho, as células ganglionares da retina. Eles desenvolveram um composto químico, chamado Denaq, que muda de forma em resposta à luz. Esta mudança de forma altera a química da célula nervosa e o resultado são sinais elétricos enviados ao cérebro.
"Mas, ainda é preciso muito trabalho antes de esta pesquisa ser aplicada em humanos", afirmou.
De acordo com ela, a duração do efeito da droga é outra questão que precisa ser resolvida.
A pesquisa dos cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley é mais uma de uma série de estudos que visa restaurar a visão em casos de cegueira, junto com pesquisas com células-tronco e manipulação de DNA para corrigir problemas genéticos que levem à perda da visão.
fonte: http://noticias.terra.com.br/







Comprado pelo Facebook, WhatsApp diz que nada vai mudar


 Facebook comprou o WhatsApp Messenger por US$ 16 bilhões e comunicou o acordo na quarta-feira (19), mas nada muda para os usuários – pelo menos por enquanto. A exemplo de quando adquiriu o Instagram em 2012, a maior rede social do mundo garante que não irá alterar nada no modus operandi do mensageiro.

O blog do WhatsApp foi utilizado para acalmar os 450 milhões de usuários da ferramenta, explicando os motivos da fusão. Segundo os fundadores, a autonomia e independência do aplicativo não serão afetadas.

O WhatsApp continuará autônomo e independente. Você continuará a aproveitar o serviço por uma pequena taxa (já existente). Você poderá continuar a usar o WhatsApp não importa onde você esteja e qual celular você usa.

O cofundador e CEO do Whatsapp, Jan Koum, fará parte do conselho do Facebook, mas ele assegura que nada vai mudar no Whatsapp. O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, promete que não colocará anúncios no Whatsapp. Mesmo assim, está ocorrendo uma debandada do serviço de comunicação instantânea. 

Galaxy S5 deve ter leitor de digital similar ao do iPhone 5S

SÃO PAULO – Faltando pouco para a data de lançamento do Galaxy S5. O telefone estrela da Samsung será lançado no dia 24 de fevereiro, durante a Mobile World Congress, em Barcelona.
O site Sam Mobile, especializado em Samsung, divulgou que está “confirmada” a inclusão de um leitor de digital no novo celular, nos moldes do que a Apple introduziu no iPhone 5S. O site cita “fontes internas” da empresa como responsáveis pelas informações.
Segundo o site, o uso do dedo se dá de maneira diferente do modelo da Apple, necessitando que o usuário passe o dedo pela função (“swipe”), em vez de simplesmente pressioná-lo. “Isso significa que você precisa passar toda a superfície do seu dedo, da base à ponta, pelo botão de ‘home’ para que sua impressão digital seja registrada”, diz o Sam Mobile.
As fontes do site disseram também que será possível cadastrar um total de oito impressões digitais e designar cada uma para uma tarefa ou atalho de aplicativo diferente.
Outras especulações recentes do novo aparelho incluem:
- Sensor de câmera de 16 megapixels;
- Sistema de flash de LED (como no iPhone 5S);
- Tela de 5,25 polegadas com resolução de 2560 X 1440 pixels;
- Processador de quatro núcleos Snapdragon 800 ou 805 (no segundo caso, seria o primeiro aparelho a trazê-lo; entretanto, a fabricante do chip, Qualcomm, sugeriu que talvez não seja o caso);
- Atualização da interface de usuário TouchWiz
O lançamento do Galaxy S5 será transmitido ao vivo pelo canal da Samsung no YouTube. A apresentação começa às 16h (horário de Brasília).
fonte: http://blogs.estadao.com.br/link/galaxy-s5/

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

PARA OS APLICADOS E QUEM APRENDER...
AQUI ESTÁ A LIÇÃO DO PRÓXIMO DOMINGO 
PROF. PB. DOUGLAS SILVA. 

Lição 8

Seicho-No-lê, a seita oriental mais popular no Brasil



 LIÇÃO 8 – 23 de fevereiro de 2014 – Editora BETEL

Seicho-No-lê, a seita oriental mais popular no Brasil

TEXTO AUREO

“Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás”. Gn 3.19


VERDADE APLICADA

O pecado, o sofrimento e a morte, são realidades incontestes na vida do ser humano; até o mais indouto entre os homens tem conhecimento dessa verdade.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

 Apresentar aos alunos a base histórica do movimento Seicho-No-lê;
 Mostrar seus principais ensinamentos;
 Aprender a refutar, com base bíblica, as doutrinas diabólicas das Seicho-No-lê.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

Gn 3.16 - E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.
Gn 3.17 - E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.
Gn 3.18 - Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo.
Gn 3.22 - Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.
Gn 3.23 - O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado.

Introdução
A Seicho-No-lê é a seita oriental mais popular no Brasil. Através de literatura com conteúdo de autoajuda e otimismo, fartamente distribuídas gratuitamente em consultórios médicos, odontológicos e em hotéis, tem conquistado muitos adeptos. Com um apelo ao ecumenismo, afirmando, dentre outras heresias, que todos os caminhos levam a Deus, contraria o que Jesus Cristo afirmou (Jo 14.6). É uma seita em franco crescimento no Brasil, justificando uma lição dedicada ao estudo da mesma.

OBJETIVO
 Apresentar aos alunos a base histórica do movimento Seicho-No-lê;

1. A Seita Seicho-No-Iê
Seicho-No-lê significa “Lar do Progredir Infinito”, e tem suas origens no Japão. Foi fundada em março de 1930, por Masaharu Taniguchi.

1.1. Quem foi Masaharu Taniguchi
Masaharu Taniguchi, nascido em 22 de novembro de 1893, na cidade de Kobe (Japão). Nasceu em uma família muito pobre e foi criado por seu tio, que era muito severo. Taniguchi leu muitos livros com conteúdo de filosofia naturalista. Na idade tenra, já demonstrava, através de seu comportamento, uma desilusão com a vida. Começou seus estudos universitários, onde leu obras de cunho naturalista, mas não concluiu a faculdade devido a enfermidades e desilusões amorosas. Após um período no ocultismo, na parapsicologia e nas seitas orientais, Taniguchi foi influenciado pelo ensino onde afirmava que a existência da matéria, e que a dor e o sofrimento é fruto da imaginação meramente humana. Após o falecimento de Masaharu Taniguchi, em 17 de junho de 1985, seu genro e herdeiro espiritual, Seicho Taniguchi, passou a ser o Supremo Presidente da Seicho-No-lê.

1.2. Início da Seicho-No-Iê
Em 1922, Taniguchi escreveu um livro, que serviu de base para a teologia da Seicho-No-lê, intitulado “Para a Santidade”, obtendo grande aceitação do público. Em 1928, Taniguchi afirmou que foi “iluminado”, e começou pregar suas heresias através de uma revista, com o mesmo nome da seita, que, em 1935, tinha mais de trinta mil assinantes.

1.3. Seicho-No-lê no Brasil
Chegou ao Brasil em 1930, com os imigrantes japoneses. No dia 10 de agosto de 1952, autorizada pela Sede Internacional da Seicho-No-Iê, no Japão, foi instituída a Sociedade Religiosa Sei-cho-No-Iê no Brasil, hoje Igreja Seicho-No-Iê. Tem sua sede em São Paulo desde 1955. Possui uma propriedade em Ibiúna-SP, onde os fiéis se reúnem para a prática da meditação espiritual. Está espalhada principalmente pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco.

OBJETIVO
 Mostrar seus principais ensinamentos;

2. Ensinos da Seicho-No-Iê
Ao acreditar que todas as religiões são luzes de salvação que emanam de um único Deus, divulgam ensinos totalmente contrários a Palavra de Deus, dentre eles destaca-se:

2.1. O Jissó
O Jissó, na Seicho-No-Iê, quer dizer: mundo real. Segundo eles, o homem vive em um mundo idealizado por Deus e que deve ser vivido sem doenças, morte, envelhecimento e sem sofrimento. Entretanto há uma contradição vivida por eles, como é contraditória toda heresia: é que os adeptos desta seita, além das dores que sentem, estão envelhecendo e morrendo também. Aliás, todos estão envelhecendo, adeptos ou não desta seita. Sabe-se, pela Bíblia, que o Éden, lugar idealizado e criado por Deus, era a morada perfeita do homem, mas como consequência do pecado foi expulso de lá, trazendo-lhe como resultado dor e sofrimento (Gn 3.19), e que o livramento deste corpo de dor acontecerá no arrebatamento da Igreja, quando, então, teremos um corpo glorioso (lTs 4.17;lCo 15.53,54).

2.2. A Shinsokan
A Shinsokan é uma oração, invocada apenas em pensamento, que deve ser praticada diariamente pelos seguidores da Seicho-No-Iê. O conteúdo desta oração é: “Neste momento, deixo o mundo dos cinco sentidos e entro no mundo da imagem verdadeira”. Em seguida fazem outras mentalizações, utilizando frases tais como: “É oceano de infinita sabedoria de Deus; é oceano de infinito amor de Deus; é oceano de infinita provisão de Deus.” Frases como estas são mentalizadas várias vezes e seguidas de exercícios de respiração e encerram a meditação com o “cântico da grande harmonia”, entrando assim, segundo eles, na dimensão do Jissó. A oração que Jesus ensinou é bem real, e excede uma mera mentalização, pois deve ser pronunciada, conforme o ensino de Jesus, e que começa com um diálogo verdadeiro entre interlocutores: “Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome”; contendo confissão: “perdoa-nos as nossas dívidas”; e declaração de perdão: “como nós também temos perdoado aos nossos devedores”; encerrando com o reconhecimento de Seu Senhorio: “Porque teu é o reino e o poder” (Mt 6.13). A oração deve ser dirigida a Deus, em nome de Jesus (Jo 14.13).

2.3. As Doenças
Para a Seicho-No-lê as doenças são apenas ilusões, como também a dor, isso porque, segundo eles, a matéria não tem existência real. Segundo esta heresia, as formas físicas e materiais não passam de sombras da luz celeste a refletir-se sobre a terra. Entendem mal quando ensinam que “Como Deus não criou a doença, a doença hão existe.” Pregam que “de agora em diante não existirá mais nenhum sofrimento, nenhuma tristeza, nenhuma decepção e nenhum desapontamento” A Seicho-No-lê ensina que os seguidores precisam controlar suas mentes e que a felicidade deve ser procurada pelo próprio homem através da meditação. Ao contrário do que afirmam, a verdade é outra, pois tanto a Bíblia como a própria ciência comprovam a realidade da dor e a existência das enfermidades (2Co 11;12; Jó 2.7,8).

OBJETIVO
 Aprender a refutar, com base bíblica, as doutrinas diabólicas das Seicho-No-lê.

3. As Principais Heresias da Seicho-No-Iê
Com uma aparência inocente, que, para alguns desavisados, não passam de palavras “positivas” e “pensamentos que ajudam”, esta seita tem, no bojo dos seus ensinos, heresias perigosas, que vão de encontro a Palavra de Deus.

3.1. Para a Seicho-NoIê Deus é apenas uma energia
Para a Seicho-No-Iê Deus é apenas uma energia vital. Denominam Deus de “Amenominaka-nushi” (deus absoluto); para eles, é o mesmo deus conhecido por todas as religiões. Esse ensino e a prática dessa seita são tão contraditórios, que eles esquecem que, se Deus fosse apenas uma energia, esse Deus não teria qualidades pessoais, das quais eles mesmos fazem referência, conforme suas próprias orações (a Shinsokan). A Bíblia Sagrada refuta esta heresia, apresentando Deus como uma pessoa: Deus fala com as suas criaturas (Gn 1.28-30; Ex 3.4-21); Deus interage com os homens (Ex 13.21; 14.1).

3.2. Para a Seicho-No-Iê, o pecado é mera ilusão da mente
Afirmam que o pecado é uma mera ilusão da mente, visto que Deus não criou o pecado. O pecado, segundo a Bíblia, é toda transgressão contra Deus e Sua Palavra. Isto incluiu até mesmo uma parcela dos anjos (2Pe 2.4). O pecado atingiu toda a humanidade através de Adão. (Rm 5.19a; 3.23; 5.12).

3.3. A Salvação para a Seicho-No-lê é uma condição de vida meramente terrena
A salvação para eles está no conhecimento da “Realidade Prima”, ou “Mente de Deus”. A definição destas afirmações para ele é: “o mal, as doenças e a matéria são inexistentes, e que o mundo real é isento de qualquer imperfeição”. Assim, pregam que a salvação consiste em livrar-se das doenças e ter uma vida financeira próspera. Ou seja, a salvação está limitada apenas a benefícios terrenos. O Apóstolo Paulo afirma que “Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima” (ICo 15.19), e que tanto os mortos que serão salvos, ressuscitarão, como os vivos, terão um encontro com Senhor nos ares, e, assim, viverão para sempre com o Senhor (lTs 4.17).

Conclusão
Como pode ser constatado através de suas doutrinas e práticas religiosas, a Seicho-No-lê é um sincretismo religioso, que deve ser combatido. De forma sutil tem adentrado nas mentes de pessoas que não têm o conhecimento da verdade, que liberta das enfermidades, da triste realidade do pecado, e que leva o homem a Deus (Jo 8.32).

QUESTIONÁRIO

1. Na lição a oração é um diálogo real ou apenas uma meditação?
.
2. Por que Deus não pode ser apenas uma Energia? Argumente.

3. Através de quem o pecado atingiu toda a humanidade?

4. Segundo a Bíblia, qual é o conceito de Pecado?

5. A salvação se limita a vida terrena? Justifique.


REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Editora Betel 1º Trimestre de 2014, ano 24 nº 90 – Jovens e Adultos - “Dominical” Professor – RELIGIÕES, SEITAS E HERESIAS como identificar e refutar os falsos profetas e seus ensinos.

fonte: http://www.revistaebd.com/