inegrafista perde parte da orelha e entra em coma após protesto no Rio
O cinegrafista da "Band" que foi atingido por um artefato explosivo enquanto filmava o protesto contra o aumento das passagens de ônibus no Rio de Janeiro na noite desta quinta-feira (6). A sençassão de sair para trabalhar e ter que encarar uma violenta confusão onde sua vida e um forte alvo. oremos pela familia do cinegrafista Santiago Andrade.
ENTENDA O BLACK BLOC
O "black bloc" ("bloco negro") não é um grupo específico de manifestantes, mas sim uma forma violenta de agir adotada por manifestantes que se dizem anarquistas.
A tática "black bloc" consiste em "causar danos materiais às instituições opressivas". Na prática: depredar estabelecimentos privados --agências bancárias entre eles-- e pichar paredes.
Na prática: depredar estabelecimentos privados --agências bancárias entre eles-- e pichar paredes, como ocorreu ontem. Participantes de ações do tipo se vestem de preto e usam máscaras, de forma a não ser identificados e se misturar à multidão.A tática "black bloc" consiste em "causar danos materiais às instituições opressivas". Na prática: depredar estabelecimentos privados --agências bancárias entre eles-- e pichar paredes.
A intenção é pregar a desobediência civil. Um vídeo em inglês na internet diz que o objetivo dos adeptos da tática "black bloc" não é protestar, mas agir para mostrar por meio da força que "a polícia e o Estado não têm tanto poder quanto tentam nos convencer".
Essa postura de subverter o poder e a lei não significa, segundo o vídeo, que seus membros não sejam éticos, humanitários e que não se preocupem com o próximo.
Em São Paulo, o grupo demonstrou ter planejado sua participação nas manifestações: além de levar faixas e cartazes contra a mídia, também portavam um computador e um projetor, usados para exibir imagens em fachadas de prédios.
Após protesto na zona sul, participantes do "black bloc" paulistano fizeram uma reunião espontânea e sem líderes, para discutir a possibilidade de um encontro fora das manifestações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário