AQUI ESTÁ A LIÇÃO DO PRÓXIMO DOMINGO
PROF. PB. DOUGLAS SILVA.
Lição 8
Seicho-No-lê, a seita oriental mais popular no Brasil
LIÇÃO 8 – 23 de
fevereiro de 2014 – Editora BETEL
Seicho-No-lê, a seita oriental mais
popular no Brasil
TEXTO AUREO
“Do suor do teu rosto comerás o teu
pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó
tornarás”. Gn 3.19
VERDADE APLICADA
O pecado, o sofrimento e a morte, são
realidades incontestes na vida do ser humano; até o mais indouto entre os
homens tem conhecimento dessa verdade.
OBJETIVOS DA LIÇÃO
► Apresentar aos alunos a base histórica do movimento Seicho-No-lê;
► Mostrar seus principais ensinamentos;
► Aprender a refutar, com base bíblica, as doutrinas diabólicas das
Seicho-No-lê.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
Gn 3.16 - E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua
conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e
ele te dominará.
Gn 3.17 - E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e
comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a
terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.
Gn 3.18 - Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do
campo.
Gn 3.22 - Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um
de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome
também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.
Gn 3.23 - O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a
terra, de que fora tomado.
Introdução
A Seicho-No-lê é a seita oriental mais
popular no Brasil. Através de literatura com conteúdo de autoajuda e otimismo,
fartamente distribuídas gratuitamente em consultórios médicos, odontológicos e
em hotéis, tem conquistado muitos adeptos. Com um apelo ao ecumenismo,
afirmando, dentre outras heresias, que todos os caminhos levam a Deus,
contraria o que Jesus Cristo afirmou (Jo 14.6). É uma seita em franco
crescimento no Brasil, justificando uma lição dedicada ao estudo da mesma.
OBJETIVO
► Apresentar aos
alunos a base histórica do movimento Seicho-No-lê;
1. A Seita Seicho-No-Iê
Seicho-No-lê significa “Lar do
Progredir Infinito”, e tem suas origens no Japão. Foi fundada em março de 1930,
por Masaharu Taniguchi.
1.1. Quem foi Masaharu Taniguchi
Masaharu Taniguchi, nascido em 22 de
novembro de 1893, na cidade de Kobe (Japão). Nasceu em uma família muito pobre
e foi criado por seu tio, que era muito severo. Taniguchi leu muitos livros com
conteúdo de filosofia naturalista. Na idade tenra, já demonstrava, através de
seu comportamento, uma desilusão com a vida. Começou seus estudos universitários,
onde leu obras de cunho naturalista, mas não concluiu a faculdade devido a
enfermidades e desilusões amorosas. Após um período no ocultismo, na
parapsicologia e nas seitas orientais, Taniguchi foi influenciado pelo ensino
onde afirmava que a existência da matéria, e que a dor e o sofrimento é fruto
da imaginação meramente humana. Após o falecimento de Masaharu Taniguchi, em 17
de junho de 1985, seu genro e herdeiro espiritual, Seicho Taniguchi, passou a
ser o Supremo Presidente da Seicho-No-lê.
1.2. Início da Seicho-No-Iê
Em 1922, Taniguchi escreveu um livro,
que serviu de base para a teologia da Seicho-No-lê, intitulado “Para a
Santidade”, obtendo grande aceitação do público. Em 1928, Taniguchi afirmou que
foi “iluminado”, e começou pregar suas heresias através de uma revista, com o
mesmo nome da seita, que, em 1935, tinha mais de trinta mil assinantes.
1.3. Seicho-No-lê no Brasil
Chegou ao Brasil em 1930, com os
imigrantes japoneses. No dia 10 de agosto de 1952, autorizada pela Sede Internacional
da Seicho-No-Iê, no Japão, foi instituída a Sociedade Religiosa Sei-cho-No-Iê
no Brasil, hoje Igreja Seicho-No-Iê. Tem sua sede em São Paulo desde 1955.
Possui uma propriedade em Ibiúna-SP, onde os fiéis se reúnem para a prática da
meditação espiritual. Está espalhada principalmente pelos Estados de São Paulo,
Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e
Pernambuco.
OBJETIVO
► Mostrar seus
principais ensinamentos;
2. Ensinos da Seicho-No-Iê
Ao acreditar que todas as religiões são
luzes de salvação que emanam de um único Deus, divulgam ensinos totalmente
contrários a Palavra de Deus, dentre eles destaca-se:
2.1. O Jissó
O Jissó, na Seicho-No-Iê, quer dizer:
mundo real. Segundo eles, o homem vive em um mundo idealizado por Deus e que
deve ser vivido sem doenças, morte, envelhecimento e sem sofrimento. Entretanto
há uma contradição vivida por eles, como é contraditória toda heresia: é que os
adeptos desta seita, além das dores que sentem, estão envelhecendo e morrendo
também. Aliás, todos estão envelhecendo, adeptos ou não desta seita. Sabe-se,
pela Bíblia, que o Éden, lugar idealizado e criado por Deus, era a morada
perfeita do homem, mas como consequência do pecado foi expulso de lá,
trazendo-lhe como resultado dor e sofrimento (Gn 3.19), e que o livramento
deste corpo de dor acontecerá no arrebatamento da Igreja, quando, então,
teremos um corpo glorioso (lTs 4.17;lCo 15.53,54).
2.2. A Shinsokan
A Shinsokan é uma oração, invocada
apenas em pensamento, que deve ser praticada diariamente pelos seguidores da
Seicho-No-Iê. O conteúdo desta oração é: “Neste momento, deixo o mundo dos
cinco sentidos e entro no mundo da imagem verdadeira”. Em seguida fazem outras
mentalizações, utilizando frases tais como: “É oceano de infinita sabedoria de
Deus; é oceano de infinito amor de Deus; é oceano de infinita provisão de
Deus.” Frases como estas são mentalizadas várias vezes e seguidas de exercícios
de respiração e encerram a meditação com o “cântico da grande harmonia”,
entrando assim, segundo eles, na dimensão do Jissó. A oração que Jesus ensinou
é bem real, e excede uma mera mentalização, pois deve ser pronunciada, conforme
o ensino de Jesus, e que começa com um diálogo verdadeiro entre interlocutores:
“Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome”; contendo
confissão: “perdoa-nos as nossas dívidas”; e declaração de perdão: “como nós
também temos perdoado aos nossos devedores”; encerrando com o reconhecimento de
Seu Senhorio: “Porque teu é o reino e o poder” (Mt 6.13). A oração deve ser
dirigida a Deus, em nome de Jesus (Jo 14.13).
2.3. As Doenças
Para a Seicho-No-lê as doenças são
apenas ilusões, como também a dor, isso porque, segundo eles, a matéria não tem
existência real. Segundo esta heresia, as formas físicas e materiais não passam
de sombras da luz celeste a refletir-se sobre a terra. Entendem mal quando
ensinam que “Como Deus não criou a doença, a doença hão existe.” Pregam que “de
agora em diante não existirá mais nenhum sofrimento, nenhuma tristeza, nenhuma
decepção e nenhum desapontamento” A Seicho-No-lê ensina que os seguidores
precisam controlar suas mentes e que a felicidade deve ser procurada pelo
próprio homem através da meditação. Ao contrário do que afirmam, a verdade é
outra, pois tanto a Bíblia como a própria ciência comprovam a realidade da dor
e a existência das enfermidades (2Co 11;12; Jó 2.7,8).
OBJETIVO
► Aprender a
refutar, com base bíblica, as doutrinas diabólicas das Seicho-No-lê.
3. As Principais Heresias da Seicho-No-Iê
Com uma aparência inocente, que, para
alguns desavisados, não passam de palavras “positivas” e “pensamentos que
ajudam”, esta seita tem, no bojo dos seus ensinos, heresias perigosas, que vão
de encontro a Palavra de Deus.
3.1. Para a Seicho-NoIê Deus é
apenas uma energia
Para a Seicho-No-Iê Deus é apenas uma
energia vital. Denominam Deus de “Amenominaka-nushi” (deus absoluto); para
eles, é o mesmo deus conhecido por todas as religiões. Esse ensino e a prática
dessa seita são tão contraditórios, que eles esquecem que, se Deus fosse apenas
uma energia, esse Deus não teria qualidades pessoais, das quais eles mesmos
fazem referência, conforme suas próprias orações (a Shinsokan). A Bíblia
Sagrada refuta esta heresia, apresentando Deus como uma pessoa: Deus fala com
as suas criaturas (Gn 1.28-30; Ex 3.4-21); Deus interage com os homens (Ex
13.21; 14.1).
3.2. Para a Seicho-No-Iê, o pecado é
mera ilusão da mente
Afirmam que o pecado é uma mera ilusão
da mente, visto que Deus não criou o pecado. O pecado, segundo a Bíblia, é toda
transgressão contra Deus e Sua Palavra. Isto incluiu até mesmo uma parcela dos anjos
(2Pe 2.4). O pecado atingiu toda a humanidade através de Adão. (Rm 5.19a;
3.23; 5.12).
3.3. A Salvação para a Seicho-No-lê é
uma condição de vida meramente terrena
A salvação para eles está no
conhecimento da “Realidade Prima”, ou “Mente de Deus”. A definição destas
afirmações para ele é: “o mal, as doenças e a matéria são inexistentes, e que o
mundo real é isento de qualquer imperfeição”. Assim, pregam que a salvação
consiste em livrar-se das doenças e ter uma vida financeira próspera. Ou seja,
a salvação está limitada apenas a benefícios terrenos. O Apóstolo Paulo afirma
que “Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens
os mais dignos de lástima” (ICo 15.19), e que tanto os mortos que serão salvos,
ressuscitarão, como os vivos, terão um encontro com Senhor nos ares, e, assim,
viverão para sempre com o Senhor (lTs 4.17).
Conclusão
Como pode ser constatado através de suas
doutrinas e práticas religiosas, a Seicho-No-lê é um sincretismo religioso, que
deve ser combatido. De forma sutil tem adentrado nas mentes de pessoas que não
têm o conhecimento da verdade, que liberta das enfermidades, da triste
realidade do pecado, e que leva o homem a Deus (Jo 8.32).
QUESTIONÁRIO
1. Na lição a oração é um diálogo real
ou apenas uma meditação?
.
2. Por que Deus não pode ser apenas uma Energia? Argumente.
3. Através de quem o pecado
atingiu toda a humanidade?
4. Segundo a Bíblia, qual é o conceito
de Pecado?
5. A salvação se limita a vida terrena?
Justifique.
REFERÊCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Editora Betel 1º Trimestre de 2014,
ano 24 nº 90 – Jovens e Adultos - “Dominical” Professor – RELIGIÕES, SEITAS E
HERESIAS como identificar e refutar os falsos profetas e seus ensinos.
fonte: http://www.revistaebd.com/
fonte: http://www.revistaebd.com/
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