Recadastramento biométrico
O recadastramento biométrico é o processo pelo qual o eleitorado de um município é convocado para comprovar o domicílio eleitoral naquela localidade. Quando comparece, o eleitor tem as digitais coletadas e também é fotografado.A Justiça Eleitoral, com o objetivo de garantir ainda mais Segurança ao processo eleitoral, adotou a biometria para reconhecer os eleitores no momento do voto. A implantação vem sendo gradual já que é necessário chamar todo o eleitorado para captar as digitais.
Depois de todos os eleitores recadastrados, o município está apto a utilizar as umas biométricas. A urna só é liberada para o voto após reconhecer as digitais do eleitor. A meta do Tribunal Superior Eleitoral é de mais de 22 milhões de eleitores identificados pelas digitais nas eleições de 2014.
No Estado de São Paulo, além dos municípios com Revisão Obrigatória, a biometria também é gradualmente implementada na capital, em São Bernardo do Campo, Guarulhos e Osasco. Os eleitores desses quatro municípios, no entanto, ainda não são obrigados a fazer o recadastramento.
O agendamento ficará suspenso a partir de 28 de abril. O atendimento será realizado por ordem de chegada até 7 de maio, último dia para inscrição de novos eleitores e transferência de títulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário